INFORMAÇÕES
Visitas: 49878
Bem-vindo ao site da AEDAR - Associação dos Ex-Deputados da Assembleia da República

Associação Nacional de Assembleias Municipais assina protocolo com Associação de antigos Parlamentares- in A Nação Jornal online

Associação Nacional de Assembleias Municipais assina protocolo com Associação de antigos Parlamentares- in A Nação Jornal online

O presidente da Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), Albino Almeida, assinou, quarta-feira, na Fundação Mário Soares/Maria Barroso, em Lisboa, um protocolo de colaboração com a Associação de Ex-Deputados (AEDAR).

Para Jorge Lacão, presidente dessa entidade, o acordo vai permitir aumentar a rede de ação e atuar com mais dinamismo na discussão pública e em questões de fundo da sociedade portuguesa. O objetivo, reforçaram ambos, é enfrentar os desafios atuais da Democracia com mais empenho, cidadania, participação e estreitar laços entre eleitores e eleitos.

“Temos vindo a defender a intervenção cívica colaborativa até porque muitas vezes temos problemas cuja dimensão implica mais conhecimento. As Assembleias Municipais são, por definição, o poder das pessoas nas suas comunidades e o que queremos passar às nossas congéneres Assembleias Municipais, 308 em todo o país, é que este caminho colaborativo é profícuo”, afirmou Albino Almeida.

Na sua intervenção, o presidente da ANAM congratulou-se em assinar o protocolo na Fundação Mário Soares/Maria Barroso, que apelidou de “A Casa da Democracia”, tal como fizera, antes, Isabel Soares, que participou também na cerimónia.

No ano em que se assinalam os 50 Anos do 25 de abril, Albino Almeida afirmou, ainda, que “a Democracia não está segura” e que a construção da cidadania passa por servir as populações, capacitar os eleitos locais e trabalhar em conjunto para o desenvolvimento da sociedade.

Jorge Lacão, presidente da AEDAR sublinhou a importância da assinatura do protocolo pela ANAM: “representando a Associação de Ex-Deputados uma partilha de antigos titulares de cargos políticos de natureza representativa provenientes das mais diferentes origens ideológicas, mas convivendo entre si num clima de pluralismo saudável e empenhado, é importante que possamos dar o nosso contributo e a nossa experiência para a valorização das causas institucionais que valorizam e melhoram a qualidade da democracia portuguesa. A Associação das Assembleias Municipais tem aqui um grande contributo a fazer, e que faz, no sentido de valorizar justamente a representação das nossas comunidades locais, dar-lhes a devida expressão democrática nos valores da liberdade, democracia e compromisso cívico”.  

“A Liberdade é um bem a preservar”, afirmou, por seu turno, Isabel Soares que lembrou algumas passagens de discursos do pai, Mário Soares, enquanto Presidente da República para frisar que é preciso ter memória e coragem para enfrentar os desafios de “um mundo ameaçado pela extrema direita e por guerras, pela crise do projeto europeu e o enfraquecimento do estado social.” “Só é vencido quem desiste de lutar”, evocou, agradecendo esta colaboração entre diferentes entidades que têm um contributo importante na edificação dos valores da liberdade, cidadania, tolerância e igualdade.

Assinaram, ainda, protocolos de colaboração, a Associação Participar +, a Civicus, da GRIBCS (Grémio Ibérico Cultural e Social), da Sedes (Associação para o Desenvolvimento Económico e Social) e da UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.  

Foto: ANAM.

A Nação- Jornal online 

https://anacao.sapo.pt/associacao-nacional-de-assembleias-municipais-assina-protocolo-com-associacao-de-antigos-parlamentares/



A Associação dos Ex-Deputados da Assembleia da República utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação e para fins estatísticos. Ao navegar está a consentir a sua utilização. OK | Saber mais