INFORMAÇÕES
Visitas: 44935
Bem-vindo ao site da AEDAR - Associação dos Ex-Deputados da Assembleia da República

Quem Somos

A AEDAR- Associação dos Ex-Deputados da Assembleia da República- começou por ser uma iniciativa de um grupo de Ex- Deputados e representou uma nova tentativa, na sequência de outras anteriores, que não chegaram a concretização.

Nesse primeiro núcleo o Eng.º Eduardo Pereira e o Dr. Victor Moura (ambos do PS) foram os principais protagonistas. Em pouco tempo estavam representados todos os partidos políticos com assento parlamentar. Luís Nandin de Carvalho ( PSD), José Manuel Maia ( PCP), Mário Tomé ( UDP/BE), Nogueira de Brito (CDS) e Luís Barbosa ( Independente).

A iniciativa parecia ser original mas passado pouco tempo recebemos a visita de dois Ex- Deputados Espanhóis que nos vieram desafiar.

Afinal já existiam 15 Associações de Ex- Deputados em 15 países da União Europeia. Estávamos numa União Europeia com 16 países. Portugal era o 16.º país. 

Só Portugal não tinha ainda constituído uma Associação de Ex-Parlamentares.

Já existia uma Associação a nível europeu a qual integrava as Associações dos 15 países e que, em pouco tempo, integrou também a AEDAR.

A excelente convivência entre Ex- Deputados com diferentes ideologias políticas surpreendia os cidadãos. Afinal, os Ex- Deputados eram seres-humanos com boa capacidade de convivência.

São objectivos da AEDAR:

  • Promover e consolidar as relações entre Ex- Deputados da Assembleia Constituinte e da Assembleia da República;
  • Contribuir para a valorização e prestígio da Assembleia enquanto órgão de soberania e do papel de Deputado ;
  • Incentivar o relacionamento, colaboração e intercâmbio com entidades que pelo seu objeto possam contribuir para a realização das finalidades da Associação, nomeadamente  em projetos de cooperação e de solidariedade, em particular com os as dos  países da CPLP e da União Europeia.

A AEDAR faz ainda parte da Associação Europeia de Antigos Parlamentares e é consultora da CPLP.

A AEDAR possui estatuto de Interesse Parlamentar. 

A Associação dos Ex-Deputados da Assembleia da República utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação e para fins estatísticos. Ao navegar está a consentir a sua utilização. OK | Saber mais