"O Primeiro-Ministro, António Costa, anunciou esta segunda-feira medidas de confinamento mais restritivas, definidas em reunião extraordinária do Conselho de Ministros.
Segundo o governante, as universidades seniores e os centros de dia e de convívio vão ficar encerradas no âmbito das novas medidas de confinamento.
No final da reunião do Conselho de Ministros extraordinário realizada hoje para rever as restrições para controlar a pandemia, António Costa adiantou também que a proibição de circulação entre concelhos vai voltar a ser aplicada aos fins de semana no território continental.
O Governo considerou ser necessário “clarificar normas que têm sido objeto de abuso e alargar o quadro de restrições”, devido ao nível de circulação da população verificado nos últimos dias.
Adicionalmente, o Governo reajustou os horários dos estabelecimentos cuja atividade não está suspensa, determinando que podem funcionar até às 20.00 durante a semana e até às 13.00 ao fim de semana, exceto supermercados que podem funcionar até às 17.00.
Considerando que houve “abusos” no cumprimento das medidas aprovadas no passado dia 13, o primeiro-ministro adiantou que as regras hoje delineadas “vão ser acompanhadas pelo reforço da fiscalização” por parte das autoridades e das forças de segurança, a quem foi dada indicação de maior visibilidade na via pública.
No passado dia 13, o Conselho de Ministros aprovou novas medidas para controlar a pandemia de COVID-19, entre as quais o dever de recolhimento domiciliário e restrições à circulação da população, obrigatoriedade do teletrabalho e encerramento do comércio, com exceção dos estabelecimentos de bens e serviços essenciais.
António Costa lembrou ainda as medidas de proteção da COVID-19, como ficar em casa, limitar os contactos ao agregado familiar, reduzir as deslocações ao essencial, usar máscara de proteção, manter o distanciamento físico, lavar as mãos e cumprir etiqueta respiratória."
Fonte da Informação - https://covid19.min-saude.pt/reforco-das-medidas-do-confinamento/