MANIFESTAÇÃO DE PESAR PELA MORTE DE FRANCISCO PINTO BALSEMÃO
A Associação dos ex-Deputados à Assembleia da República (AEDAR) vem manifestar publicamente o seu pesar pelo falecimento do Dr. Francisco Pinto Balsemão, ciente da perda para o País de uma das mais destacadas figuras da democracia portuguesa.
Na sua homenagem a Francisco Balsemão, a AEDAR destaca o seu enorme contributo para a causa da liberdade, do pluralismo e do fortalecimento de uma sociedade civil baseada na saudável convivência das opiniões e das representações democráticas, com destaque para o seu papel na comunicação social.
Como deputado e como governante, Francisco Pinto Balsemão deixou-nos um legado de que se destaca, com inteira justiça, o seu contributo fundamental para a revisão constitucional de 1982, a qual contribuiu decisivamente para a consolidação de um sistema de governo civilista e baseado nos princípios da separação e do equilíbrio de poderes.
O seu papel precursor em muitos domínios da sociedade e a sua visão de um Portugal de cultura humanista, europeia e cosmopolita merecem continuar a ser lembrados e prosseguidos no presente e no futuro de Portugal.
A AEDAR exprime à sua família e ao PSD, partido de que foi fundador, as suas sentidas condolências.
22/10/2025
Pela Direção da AEDAR
Jorge Lacão