INFORMAÇÕES
Visitas: 49951
Bem-vindo ao site da AEDAR - Associação dos Ex-Deputados da Assembleia da República

Associação Europeia dos Antigos Parlamentares - AEAP - FP/AP

Associação Europeia dos Antigos Parlamentares - AEAP - FP/AP

  Os Ex-parlamentares, Ex-Deputados e Ex-Senadores, de diversos Parlamentos europeus, participam em associações específicas nacionais, contando a maioria com o apoio dos respectivos órgãos de soberania. 

Grande parte das associações nacionais de ex-parlamentares europeus é membro da AEAP - Associação Europeia dos Antigos Parlamentares, que actualmente conta com mais de 20 membros efectivos.

O objectivo da Associação Europeia consiste em promover o ideal europeu e as liberdades individuais e políticas do Estado de Direito democrático. Visando a concretização deste objectivo a Associação Europeia tem promovido colóquios e conferências para divulgação das instituições parlamentares e da função dos seus representantes eleitos, bem como, para debate e reflexão de temas de interesse político geral.

 Vice Presidente, Presidente, e actual Presidente Honorário da Associação Europeia, dos Antigos Parlamentares dos Parlamentos Nacionais da União Europeia, e do Conselho da Europa.

A AEDAR apresentou o seu pedido de ingresso como membro Observador da Associação Europeia de Antigos Parlamentares, sendo a sua candidatura admitida por unanimidade, em 17 de Junho de 2005.

A 14 de Março de 2008 a AEDAR foi admitida por unanimidade como membro efectivo da AEAP- Associação Europeia dos Antigos Parlamentares. 

Em Fevereiro de 2010, na reunião de Assembleia Geral e Eleitoral realizada em Paris, a AEDAR foi eleita para o cargo de Vice-presidente da Direcção da AEAP para o biénio 2010-2011, tendo como representante da AEDAR o Ex- Deputado Luís Nandin de Carvalho. 

No prolongamento da presença da AEDAR na Associação Europeia de Antigos Parlamentares( AEAP) , no ano de 2013 foi eleito o membro de Direcção e associado da AEDAR, Luís Nandin de Carvalho, para Presidente da Associação Europeia de Antigos Parlamentares, enquanto representante da Associação de Ex – Deputados da Assembleia da República Portuguesa. No ano de 2015 o nosso associado e membro da Direcção Luís Nandin de Carvalho continuou o seu mandato enquanto Presidente da Associação Europeia de Antigos Parlamentares. 

Findo o mandato, o representante da AEDAR na AEAP foi nomeado Presidente Honorário.

A AEDAR mantém a sua colaboração com a AEAP.

Conheça aqui o website da AEAP- Associação Europeia dos Antigos Parlamentares - FP/AP:

https://www.fpap-europe.org

A Associação dos Ex-Deputados da Assembleia da República utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação e para fins estatísticos. Ao navegar está a consentir a sua utilização. OK | Saber mais