INFORMAÇÕES
Visitas: 126672
Bem-vindo ao site da AEDAR - Associação dos Ex-Deputados da Assembleia da República

Sessão Evocativa "O Grupo do PPD de Coimbra na construção da Democracia"

Descrição

A Universidade de Coimbra acolheu no passado dia 21 de Junho uma Sessão Evocativa ao " Grupo de Coimbra do PPD e a sua importância na construção da Democracia. No ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril de 1974 este evento foi o resultado de uma parceria extraordinária e alargada entre a Universidade de Coimbra, a Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (Sedes), a Associação de Dinamização Cívica (Civicus), A Associação de Ex-Deputados (AEDAR) e a Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM).

O programa deu voz às memórias de João Paulo Barbosa de Melo, filho de António Barbosa de Melo (antigo presidente do Parlamento); Paulo Mota Pinto, filho do outrora Primeiro-Ministro Carlos Mota Pinto, Jorge Figueiredo Dias (reputado penalista) e José Xavier de Bastos (Ex-Secretário de Estado).

O evento contou ainda com a presença do Presidente da ANAM, Albino Almeida, o Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni da Universidade de Coimbra, João Nuno Calvão da Silva, o Presidente da Sedes, Álvaro Beleza, o Presidente da Civicus, Fernando Santos Pereira e o representante da AEDAR, João Rui Gaspar de Almeida.

Deixamos abaixo o texto do Presidente da AEDAR, Jorge Lacão, lido pelo Ex- Deputado João Rui Gaspar de Almeida, em representação da AEDAR.
 
Caras e Caros Amigos do Grupo de Coimbra:

Começando por agradecer a disponibilidade do antigo Deputado, membro da AEDAR, Dr. João Rui Gaspar de Almeida, pela sua disponibilidade em representar a AEDAR nesta sessão, gostaria de vos tomar alguns breves instantes para vos referir o significado da nossa Associação, particularmente nos tempos que correm, onde o espaço  do diálogo e a partilha de valores e princípios fundamentais da Democracia é fundamental para contrariar o ambiente de radicalismo e intolerância que vai crescendo à nossa volta. 

A AEDAR foi reconhecida de interesse parlamentar pelo Plenário da Assembleia da República em conformidade com o previsto no próprio Estatuto dos Deputados em relação ao movimento associativo de antigos parlamentares e congrega, no seu seio, antigos titulares oriundos dos mais diversos quadrantes políticos, hoje irmanados no propósito comum de manterem vivos os ideais da liberdade, do pluralismo e da sã convivência democrática.

Com tal propósito a Associação tem procurado manter um claro compromisso de empenhamento cívico e, assim, no passado mês de Abril, comemorando o quinquagésimo aniversário do 25 de Abril de 1974, foi por nós divulgada uma DECLARAÇÃO PARA A QUALIDADE DA DEMOCRACIA, em 15 pontos, em que se procura refletir e apontar caminhos de atualização e reforma para vários domínios da vida democrática, particularmente nas áreas da soberania – sistema político, de segurança e de justiça – mas, também com manifesta preocupação em torno da cidadania e do seu estatuto de liberdade e de responsabilidade.

Chamando a atenção para o significado de tal DECLARAÇÃO, tomo a liberdade de vos convidar a dela tomar conhecimento através do SITE da AEDAR, muito fácil de consultar por via eletrónica.

A nossa presença hoje, de que muito honrados nos sentimos, nesta homenagem, é, também, o resultado do quadro de colaboração que temos vindo a firmar com outras entidades da sociedade civil, igualmente irmanadas no compromisso de cidadania, como são o caso da CIVICUS, da SEDES, da ANAM, que igualmente saudamos, bem como à Universidade de Coimbra a que tantos de nós estão indelevelmente ligados, como é também o meu caso.

E a minha última palavra – de last but not de least -   é para os homenageados, Professores António Barbosa de Melo, Carlos da Mota Pinto, Jorge Figueiredo Dias e Xavier de Basto, a quem tanto como aluno como, particularmente ao Professor Barbosa de Melo, como coevo da vida parlamentar, tanto devo na minha formação jurídica e de cidadão.

Acima do específico e sobejamente relevante contributo das suas vidas na formação e enraizamento nacional de um dos partidos fundamentais do nosso regime político, ergue-se o contributo científico de todos eles no vasto universo da Ciência Jurídica e, o que não é de menor significado, o seu contributo para o enraizamento de uma ordem constitucional de paz e concórdia nacional que se vai afirmando como a de maior longevidade na história do nosso constitucionalismo.  

Em nome da Direção da AEDAR quero, muito especialmente, prestar homenagem de gratidão ao antigo Presidente da Assembleia da República, António Barbosa de Melo que, sempre com uma palavra avisada, um conselho certo e uma serenidade imperturbável em muito concorreu para da dignificação da nossa instituição parlamentar.

Lembrar, também, o contributo do professor Mota Pinto, homem de determinação e coragem que, além do contributo que deu ao governo do País em momento especialmente crítico, se perpetuará como o autor da própria designação da nossa instituição Parlamentar, a Assembleia da Republica.

A todos vós, bem hajam pela pertinência da iniciativa da presente homenagem que, faço sinceros votos, concorra para fazer prova de que a dedicação à causa pública é um valor cuja perenidade só poderá ser mantida através da invocação dos bons exemplos e da continuidade do legado que nos deixaram. É mesmo aos ombros dos nossos maiores que podemos ambicionar continuar a ver mais além."

JORGE LACÃO

(Presidente da AEDAR)

 



Crédito das fotos: ANAM  - Associação Nacional de Assembleias Municipais 


A Associação dos Ex-Deputados da Assembleia da República utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação e para fins estatísticos. Ao navegar está a consentir a sua utilização. OK | Saber mais