INFORMAÇÕES
Visitas: 49928
Bem-vindo ao site da AEDAR - Associação dos Ex-Deputados da Assembleia da República

"O Portugal do antes e do depois do 25 de Abril de 1974"

Descrição

Foi deste modo que a AEDAR se envolveu na  partilha das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril de 1974, empenhada no revigoramento dos valores da liberdade e com o objetivo de aperfeiçoamento das instituições e procedimentos do regime democrático e do Estado de Direito.


No mesmo dia a AEDAR apresentou a "Declaração para a Qualidade da Democracia” –Declaração em 15 pontos –um contributo para o aperfeiçoamento da vida democrática, centrado nos sistemas político, de justiça, de segurança e nas áreas educativa e de formação para a cidadania.


Programa da Conferência:


"O Portugal do antes e do depois do 25 de Abril de 1974"

 

Data 26 de Abril de 2024

Local: Auditório Almeida Santos, Edifício Novo da Assembleia da República

15h00

Abertura

Vice- Presidente da Assembleia da República – 

Jorge Lacão- Presidente de Direção da AEDAR

 

15h10m- 1º Painel

Moderador: Luís Nandin de Carvalho- Vice-Presidente Associação dos Ex-Deputados à Assembleia da República

 

“O Portugal do Antes…”

Orador:

Fernando Rosas

 Professor catedrático jubilado no departamento de História da Faculdade de Ciência Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Investigador no Instituto de História Contemporânea da mesma instituição, do qual foi fundador e Presidente da Direção entre 1994 e fevereiro de 2013. Foi deputado à Assembleia da República

 

“O Portugal do Depois…”

Oradora:

Irene Pimentel

Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mestre em História Contemporânea (século XX) e doutorada em História Institucional e Política Contemporânea, pela NOVA FCSH. É investigadora do IHC (NOVA FCSH) e coordenou, até 2012, o projecto, financiado pela FCT, «Justiça Política na Transição para a democracia em Portugal». Está a realizar um projecto de Pós-Doutoramento, aprovado pela FCT, «O processo de justiça política relativamente à PIDE/DGS, na transição para a democracia em Portugal». É autora e co-autora de vários livros e prémios.

 

16h00m

 

2º Painel

“Que futuro para o Portugal do Presente? “

Oradores:

Marina Costa Lobo

É investigadora principal de Ciência Política do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, diretora do IPP - Instituto de Políticas Públicas e editora da revista «European Political Science Review». Doutorou-se em Ciência Política pela Universidade de Oxford (2001). Dirige o Projeto Comportamento Eleitoral e Atitudes Políticas dos Portugueses e um Projeto ERC sobre as consequências da politização das questões europeias para a política nacional. Tem vários livros e artigos publicados sobre as atitudes dos portugueses em relação à Europa, sobre o comportamento de voto e o funcionamento das instituições políticas em Portugal numa perspetiva comparada.

 

Eduardo Marçal Grilo

Doutorado em Engenharia Mecânica pelo IST em 1973. Diretor-Geral do Ensino Superior entre 1976 e 1980. Coordenador-Geral dos Projetos do Banco Mundial na área da Educação entre 1980 e 1985. Assessor e Diretor do Serviço da Cooperação com os Novos Estados da Fundação Gulbenkian entre 1985 e 1995. Consultor do Banco Mundial na área da Educação de 1980 a 1991, Presidente do Conselho Nacional de Educação de 1992 a 1995. Ministro da Educação de 1995 a 1999. Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian entre 2000 e 2015. Presidente do Conselho Geral da Universidade de Aveiro de 2015 a 2021; Membro de várias outras instituições.  Autor de várias publicações no domínio da Engenharia e nas áreas da Educação e da Ajuda ao Desenvolvimento. Condecorado com as Ordens: Militar de Sant’iago da Espada, do Mérito e da Instrução Pública.

 

16h45m – DEBATE

 

17H30m- FINAL

Apresentação pela Direção da AEDAR do documento: Declaração para a Qualidade da Democracia.


 



A Associação dos Ex-Deputados da Assembleia da República utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação e para fins estatísticos. Ao navegar está a consentir a sua utilização. OK | Saber mais