INFORMAÇÕES
Visitas: 49923
Bem-vindo ao site da AEDAR - Associação dos Ex-Deputados da Assembleia da República

Visita à UCCLA e à Casa da América Latina

Descrição

No passado dia 27 de Junho uma delegação da AEDAR foi recebida pelo Secretário- Geral da UCCLA, Dr. Vítor Ramalho e pela Coordenadora de Programação Económica e Empresarial da Casa da América Latina, Dra. Cristina Valério em representação da Secretária- Geral , Dra. Manuela Júdice.

No âmbito do nosso Plano de Atividades para o mês de Junho sob o tema “ Multiculturalismo e inclusão numa sociedade pluralista"  a delegação da AEDAR teve a possibilidade de visitar as instalações de ambas as Instituições.

A AEDAR teve assim a oportunidade de conhecer melhor o trabalho desenvolvido quer pela UCCLA, junto das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, quer pela Casa da América Latina na sua cooperação cultural e económica entre Portugal e os países latino-americanos.


Sobre a UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa

Fundada a 28 de Junho de 1985  incluiu inicialmente  as cidades de Bissau, Lisboa, Luanda, Macau, Maputo, Praia, Rio de Janeiro e São Tomé/Água Grande. Oito cidades capitais de língua oficial portuguesa em quatro continentes – África, Ásia, América do Sul e Europa.


 Incidindo a sua ação no âmbito da prevenção, saúde e educação, cultura, infra-estruturas, saneamento e ambiente, reabilitação e património, formação empresarial e autárquica e institucional, tem fomentado o entendimento, a cooperação e o desenvolvimento económico entre os seus municípios membro.

A UCCLA foi também a  precursora da CPLP, tendo sido a primeira instituição votada à cooperação para o desenvolvimento no seio da lusofonia. A UCCLA tem desenvolvido atividades de natureza cultural em em diversas cidades , bem como atividades de combate à iliteracia, formação profissional e outras. 


Sobre a CASA DA AMÉRICA LATINA

Criada em 1998 com a missão de aproximar Portugal da América Latina através do estímulo ao conhecimento e da cooperação com os países latino-americanos.

A Casa da América Latina é constituída pelo Município de Lisboa, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, pelas Embaixadas dos países latino-americanos e por um conjunto de empresas. 

A sua acção desenvolve-se em quatro áreas : 


Cultura e Conhecimento, com actividades em várias áreas culturais e artísticas e no campo das ideias e do conhecimento; 

 Economia e Política, com actividades no campo empresarial de promoção e desenvolvimento das relações económicas e comerciais entre Portugal e os países latino-americanos, bem como no campo político-diplomático, enquanto entidade vocacionada para a cooperação institucional.


Neste momento decorre no espaço da Casa da América Latina a Exposição- “Têxteis extraordinários: Molas do Panamá” entre outras iniciativas.


A visita da Delegação da AEDAR à UCCLA e à Casa da América Latina que partilham a mesma sede foi divulgada no website da UCCLA: https://www.uccla.pt/noticias/encontro-com-representantes-da-associacao-dos-ex-deputados-da-assembleia-da-republica





A Associação dos Ex-Deputados da Assembleia da República utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação e para fins estatísticos. Ao navegar está a consentir a sua utilização. OK | Saber mais