INFORMAÇÕES
Visitas: 45939
Bem-vindo ao site da AEDAR - Associação dos Ex-Deputados da Assembleia da República

Violência: Prevenção, Mitigação e Resposta

Descrição

Realizado a 7 de Maio de 2010 no Auditório do Edifício Novo da Assembleia da República, este Seminário, organizado em parceria com a AEDAR - Associação dos Ex- Deputados da Assembleia da República e a CVP - Cruz Vermelha Portuguesa  inseriu-se também nas Comemorações do Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Contou com a valiosa colaboração de diversas entidades e organizações, ligadas aos diferentes tipos de violência, transformando o debate num verdadeiro contributo para a prevenção, mitigação e resposta a fenómenos de violência junto das vítimas e dos mais vulneráveis.


" A violência é uma catástrofe global que afecta todos os continentes, países e comunidades, e constitui um dos maiores desafios que se deparam à humanidade. Diariamente cerca de 4.200 pessoas morrem devido a violência (1,6 milhões por ano), mais de 90% das quais em países de baixa e média renda. Cerca de 2.300 pessoas morrem por suicídio, 1.500 por violência interpessoal e 400 por diversas formas de violência colectiva (OMS, 2008).

Apesar de a violência ser muitas vezes escondida, ela pode ocorrer em qualquer momento, em qualquer lugar, podendo manifestar-se de forma física, psicológica, sexual ou por negligência.

Independentemente da idade, sexo, condição e estatuto social, a violência pode degradar, diminuir ou negar a dignidade humana, o respeito, a saúde e a vida. Os seus efeitos na economia e no desenvolvimento das sociedades é profundo.

A violência é um fenómeno transversal às sociedades, com diversas causas e provocando graves consequências na economia e no desenvolvimento equilibrado e sustentável das comunidades. Dada a complexidade do fenómeno.

Dada a complexidade do fenómeno a Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, desenvolveu uma estratégia global para a violência para os próximos dez anos, que vai ser apresentada neste seminário, e a qual poderá fornecer uma orientação, para a própria estratégia da Cruz Vermelha Portuguesa. Nessa estratégia poderão constar diversas áreas da violência, entre as quais a toxicodependência, o suicídio, as crianças, os jovens, as mulheres, os homens, os emigrantes, a violência urbana, etc." 


Texto da Cruz Vermelha Portuguesa de Apresentação do Seminário Violência: Prevenção, Mitigação e Resposta ( 2010)


PROGRAMA  e CONVIDADOS

MANHÃ

09.30h Recepção dos participantes e entrega da documentação.

09.45h ABERTURA DO SEMINÁRIO

Mesa constituída por Luísa Portugal, Membro da Direcção da AEDAR e Cristina Louro, Vice- Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa

10.00h APRESENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA GLOBAL DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DAS SOCIEDADES DA CRUZ VERMELHA E DO CRESCENTE VERMELHO PARA A VIOLÊNCIA 2010-2020 (PREVENÇÃO, MITIGAÇÃO E RESPOSTA)

Judith Fairholm, Cruz Vermelha do Canadá.*

11.30h O APOIO A VÍTIMAS DE CRIME E DE VIOLÊNCIA

Daniel Cotrim, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima - APAV

11.55h III PLANO NACIONAL CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS FUTURAS

Marta Silva, Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG),

12.15h Debate

TARDE

14.30h INTERVENÇÃO EM CRISE.

Margarida Martins, Direcção da Associação de Mulheres contra a Violência - AMCV

14.50h APRESENTAÇÃO DA REDE INTEGRADA DE INTERVENÇÃO PARA A VIOLÊNCIA NA AMADORA

Ana Moreno e Ana Costa, Câmara Municipal da Amadora

15.15h A VIOLÊNCIA CONTRA OS IDOSOS: SINAIS DE ALERTA

Margarida Pedroso de Lima, Grupo de Estudos e Avaliação das pessoas idosas vítimas de maus-tratos (GEAVI)

16.00h APRESENTAÇÃO DO PROJECTO “DEZ PASSOS PARA CRIAR AMBIENTES SEGUROS JUNTO DE CRIANÇAS E JOVENS”

Judith Fairholm, Cruz Vermelha do Canadá

17.30h CONCLUSÕES E COMENTÁRIOS DO SEMINÁRIO

Luísa Portugal, Membro da Direcção da AEDAR e Cristina Louro, Vice-Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa


Leia aqui algumas das intervenções feitas neste Seminário :



A Associação dos Ex-Deputados da Assembleia da República utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação e para fins estatísticos. Ao navegar está a consentir a sua utilização. OK | Saber mais