INFORMAÇÕES
Visitas: 85738
Bem-vindo ao site da AEDAR - Associação dos Ex-Deputados da Assembleia da República

Romagem de homenagem a Manuel Tito de Morais no 25º aniversário do seu falecimento

Descrição

A ATM - Associação Tito de Morais- realizou no passado mês de Dezembro uma Romagem ao Cemitério de Cascais em homenagem a Manuel Tito de Morais no 25º aniversário do seu falecimento.

A cerimónia teve a participação de familiares e amigos do antigo Presidente da Assembleia da República e contou com as intervenções de:

Eduardo Ferro Rodrigues, Antigo Presidente da Assembleia da República;

Jorge Lacão, Presidente da AEDAR - Associação dos Ex- Deputados à Assembleia da República- ;

Teresa Morais e Pedro Tito de Morais, familiares.

"A cerimónia, que foi convocada pela Associação Tito de Morais (ATM), foi aberta pelo presidente, Manuel Tito de Morais Oliveira, que leu uma mensagem do ex-líder do Partido Socialista e actual secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, que destacou as qualidades políticas e pessoais do homenageado. Tito de Morais foi “um Homem íntegro e bom”, referiu.

Essa tónica seria realçada pelos outros oradores que recordaram qualidades como “a elevação moral e a coragem”.

O antigo Presidente da Assembleia da República Ferro Rodrigues falou de Tito de Morais como “figura de referência” e lembrou que este ano se assinalam os 60 anos da criação da Acção Socialista Portuguesa (ASP), em Genebra, por Manuel Tito de Morais, Francisco Ramos da Costa e Mário Soares, que seria o embrião do futuro Partido Socialista fundado em 1973, na Alemanha.

Ferro Rodrigues referiu a ascensão das forças reaccionárias em Portugal e no mundo para garantir que “homens como ele fazem muita falta” para pôr fim a esta ofensiva. Dirigindo-se às novas gerações lembrou que “o antifascismo é um imperativo hoje”.

O Presidente da Associação dos Ex-Deputados à Assembleia da República, Jorge Lacão, depois de citar um poema de David Morão Ferreira, que refere a passagem do tempo e o Natal, referiu o desafio das gerações, lembrando Tito de Morais como “figura impoluta, fiel aos seus ideais e intransigente na defesa dos valores”.

Após referir que o homenageado tinha como desejo que “a geração a que pertencia fosse mais além do que a anterior”, o orador contou episódios passados na Assembleia da República, quando Tito de Morais era presidente, para demonstrar o seu sentido diplomático e a sua “total isenção e dedicação”.

Em representação da família falou Teresa Tito de Morais que sublinhou que seu pai    “dedicou toda a sua vida à luta contra o regime fascista e à construção de um Portugal democrático”.

Falou das suas prisões, do exílio, nos movimentos unitários de que fez parte, do seu papel nas organizações Resistência Republicana e Socialista e Acção Socialista Portuguesa, da direcção do jornal “Portugal Socialista”, e do Partido Socialista que ajudou a fundar.

Teresa Tito de Morais apresentou ainda o lado humano de seu pai, a sua relação próxima e afectuosa com a família, para terminar dizendo que “o jovem Manuel Tito de Morais que se iniciou na luta aos 16 anos, no Liceu Camões, só descansou em 1999, quando da sua morte”. 

No final da cerimónia tomou a palavra Pedro Tito de Morais, o seu filho mais novo, que recordou as diversas mulheres que influenciaram e caminharam ao lado de Manuel Tito de Morais. 

Citou a sua mãe, Carolina, que lhe ensinou o valor da “solidariedade”; a sua irmã, Maria Palmira, “combatente pelos direitos das mulheres”; a sua primeira mulher, Maria da Conceição, que o “acompanhou mesmo após a separação”; a sua segunda mulher, Maria Emília, ela também presa, companheira de exílio, que foi o grande suporte financeiro que possibilitou a sua actividade política”; e ainda a sua filha Chonzinha que com ele colaborou enquanto presidente da Assembleia da República.

Com esta cerimónia a ATM quis assim recordar a vida de Manuel Tito de Morais, exemplo de força, coragem e determinação. "


Fonte da informação  e créditos das fotografias : https://www.facebook.com/associacaotitomorais


A Associação dos Ex-Deputados da Assembleia da República utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação e para fins estatísticos. Ao navegar está a consentir a sua utilização. OK | Saber mais